Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Temível navio de guerra alemão foi encontrado ao largo da Noruega 80 anos após afundar

Um navio de guerra alemão afundado por um torpedo durante a II Guerra Mundial foi encontrado no fundo do mar ao largo da Noruega mais de 80 anos depois de ter sido atacado.

A descoberta foi feita pela Statnett, a operadora de rede elétrica estatal da Noruega, que encontrou o cruzador Karlsruhe, perdido há oito décadas, a cerca de 488 metros abaixo do nível do mar.

O navio, que mede 174 metros de comprimento e ainda tem a cruz suástica nazi, liderou um ataque à cidade de Kristiansand, no sul da Noruega, na invasão de abril de 1940. Durante a operação, foi atacado pela artilharia norueguesa, torpedeado por um submarino britânico e submerso pelos próprios alemães.

Segundo um livro publicado no mesmo ano da invasão nazi, o contra-almirante alemão Otto Schenk descreveu a forma como o barco foi atacado ao entrar num fiorde perto de Kristiansand antes de ser atingido por um torpedo britânico. Depois, foi afundado por ordem do capitão alemão.

Quando a II Guerra Mundial estourou sete meses antes, em setembro de 1939, a Noruega declarou-se neutra. Hitler ordenou a sua invasão em 9 de abril de 1940 e as tropas alemãs rapidamente ocuparam Oslo, Bergen, Trondheim e Narvik.

mais detalhes