Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CARGAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Dia do Porto Leixões conta com programação totalmente digital

A edição 2020 do “Dia do Porto de Leixões” assinala-se este sábado, 19 de Setembro, e terá, este ano, uma programação sem igual: durante todo o dia, nas plataformas digitais da infraestrutura portuária, serão transmitidas cerca de duas dezenas de filmes que desvendam curiosidades, histórias e partilham memórias dos mais de 130 anos daquela que é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria nacional.

Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática sobre o Porto de Leixões.

A decisão da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) de assinalar a iniciativa através de meios unicamente digitais justifica-se como sendo uma medida de prevenção e contenção da COVID-19, que procura respeitar as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.

“Todos os anos recebemos cerca de 25 mil visitantes e não queremos deixar passar esta data em branco: vamos estar todos juntos, a celebrar Leixões, a contar estórias, a relembrar momentos. Estaremos todos juntos, cada um em sua casa, unidos por um sentimento em comum, este é um porto de todos e para todos”, salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.

A programação divide-se em diferentes rubricas, que cruzam todas as áreas de intervenção do Porto de Leixões: operação portuária, investimentos previstos; movimentação de carga; Plataforma Logística; Terminal de Cruzeiros; ambiente e responsabilidade social. Também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se localizam dentro da infraestrutura portuária, terá um lugar de destaque nos filmes transmitidos.

Entre as diferentes reportagens que estarão no ar ao longo de todo o sábado, poderão relembrar-se momentos passados como a inauguração da Doca 1 do Porto de Leixões, que aconteceu há 80 anos, e a visita de Américo Tomás à infraestrutura portuária, que ocorreu em 1968.

Desvendar o processo de movimentação de mercadoria, ver golfinhos ao largo de Leixões ou descortinar as mais-valias das obras previstas para os próximos anos, na infraestrutura portuária, são outros dos conteúdos preparados para celebrar aquele que é o principal porto exportador nacional.

Recorde-se que a APDL comemora o “Dia do Porto de Leixões” desde 2009, realizando-o anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.