Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PROTOCOLO ENTRE A APA E A EFACEC

5G chega à ferrovia no Porto de Aveiro

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a EFACEC Engenharia e Sistemas S.A. assinaram esta semana um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.

O protocolo surge na decorrência do desenvolvimento, pela EFACEC, de um sistema de controlo de passagem de nível, que foi objeto de uma candidatura aos programas europeus de apoio ao desenvolvimento tecnológico, tendo merecido a aprovação no quadro dos programas “Horizonte 2020” e “Portugal 2020”, com reconhecimento do seu alto valor estratégico e inerente interesse para o desenvolvimento da indústria nacional.

A concretização do projeto implica a implementação de uma instalação-piloto numa infraestrutura real, passo imprescindível para a verificação e homologação da solução, o que vai agora ser feito no Porto de Aveiro, atendendo ao facto da APA ser detentora uma infraestrutura ferroviária, em exploração comercial, que reúne características para realização de ensaio de um sistema-piloto de controlo de passagem de nível.

Acresce o facto da Administração do Porto de Aveiro se manifestar empenhada na implementação de soluções que permitam aumentar a segurança da circulação em troços da sua rede rodo-ferroviária e, por conseguinte, interessada em disponibilizar à EFACEC tal infraestrutura para a instalação do referido piloto que, de acordo com o cronograma dos trabalhos, deverá estar operacional em Março de 2022.