Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SAGRES

Sensores instalados no mar a 18 km da costa

Uma infraestrutura de observação oceanográfica, dotada de vários tipos de sensores, será instalada no mar, a 18,5 quilómetros a sul do porto da Baleeira, Sagres. O projeto tem características únicas e será desenvolvido pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), da Universidade do Algarve, no âmbito do projeto EMSO-PT - Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água.

A infraestrutura é composta por duas amarrações, correspondentes a dois sistemas independentes e espaçados por cerca de 400 metros. Um dos sistemas ficará à superfície e o outro submerso, a 150 metros de profundidade. Estão dotados de sensores para medição de vários parâmetros, como a temperatura, pressão, oxigénio dissolvido, clorofila, turbidez e velocidades de correntes.

O pedido de autorização para a ocupação da área do espaço marítimo necessária para a instalação da infraestrutura está em consulta pública até ao dia 25 do corrente mês, por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

"Espera-se com a implementação da infraestrutura EMSO-PT/CCMAR [que deverá ter uma duração de quatro anos] obter séries contínuas de elevada qualidade e de longo prazo de dados bioquímicos e físicos da coluna da água, algo inédito no contexto nacional", segundo é referido no processo.

O CCMAR acredita que este novo projeto científico irá contribuir para a criação de condições para "a atração de investigadores, técnicos, gestores e indústria relacionada com o mar", bem como "promover a inovação e a partilha de conhecimento".

fonte