Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PARA TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA DE ENERGIA DAS ONDAS EM PORTUGAL

CorPower Ocean assegura 9 milhões de euros em financiamento de capital

A ronda de financiamento foi liderada pela Midroc New Technology, com investimento adicional por parte da ALMI Invest Greentech, EIT InnoEnergy e um grupo de investidores privados.

O capital angariado será utilizado para produzir os primeiros Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) à escala comercial em Portugal, no âmbito do projeto da CorPower, HiWave-5, bem como para o desenvolvimento, a longo prazo, da capacidade de fornecimento, operação e manutenção dos parques de energia das ondas futuramente comercializados.

O financiamento de capitais, combinado com investimentos públicos que cofinanciam o programa, irá apoiar os esforços pan-europeus da CorPower na Suécia, Portugal, Escócia e Noruega.

Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean, afirmou: “Este pacote de financiamento assinala outro marco importante na missão da empresa de introduzir uma nova classe de produtos WEC certificados e com garantias. É com satisfação que vemos o apoio forte e contínuo dos investidores que partilham a nossa visão de trazer para o mundo tecnologia de energia das ondas fiável e competitiva, desbloqueando uma das maiores fontes inexploradas de energia não poluente do planeta.”

O projeto de demonstração HiWave-5 visa converter a tecnologia de ondas da CorPower num produto financiável até 2024, provando a capacidade de sobrevivência, desempenho e economia de um conjunto de WECs ligados à rede de distribuição elétrica no Norte de Portugal. O que irá desbloquear o acesso ao financiamento tradicional de projetos de energias renováveis, para os projetos, de matriz comercial, desenvolvidos pelos nossos clientes.

A CorPower Ocean é líder global em tecnologia de energia das ondas. A sua nova geração de WECs de alta eficiência, inspira-se nos princípios de funcionamento de coração humano, em particular na forma como este faz bombeia o sangue. Oferece cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo, em comparação com as tecnologias anteriormente conhecidas, o que permite recolher uma grande quantidade de energia através de dispositivos consideravelmente mais pequenos e de custo inferior. Isto permite um custo nivelado de eletricidade (LCOE - Levelized Cost of Electricity) altamente competitivo, tornando o objetivo EUR 30/MWh claramente alcançável.

Este anúncio de financiamento ocorre pouco depois de a CorPower ter divulgado os planos para um novo centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico, Manutenção e Operação no valor de 16 milhões de euros (USD 18,1 milhões de dólares) em Viana do Castelo. O local será a base de operações para execução das fases finais do projeto HiWave-5 das quais fazem parte a já referida demonstração na Aguçadoura.