Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Testado com sucesso Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico

A Marinha Portuguesa acaba de testar o mais recente Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV), realizando provas técnicas de performance e resiliência, ao efetuar um trânsito pré-programado entre a Base Naval de Lisboa e a Estação Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.

O sistema realizou com sucesso, no dia 22 de junho, o trânsito de forma totalmente autónoma, tendo sido acompanhado por embarcações de apoio. A Marinha continua assim a apostar na inovação, através do desenvolvimento de projetos de prototipagem rápida, para testes e experimentação operacional de novos conceitos de emprego bem como requisitos técnicos e operacionais deste novo tipo de plataformas, que vêm contribuir para missões mais seguras, eficientes e menos dispendiosas.

O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico X-2601 é um catamaran equipado com um feixe simples e sonar lateral, à semelhança dos navios hidrográficos. A sua elevada autonomia, atualmente de 20 horas, ​é garantida através de um gerador elétrico. ​