Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA

IMT realiza webconferência sobre COVID 19 esta terça-feira

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promove esta terça-feira, entre as 14h30 e as 16h15, uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transportes de Mercadorias à Micrologística Urbana”.

A sessão, que contará com a participação do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visa promover, por especialistas de destaque do sector, uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19.

A pandemia COVID 19 veio provocar alterações no setor dos transportes e da mobilidade, designadamente no transporte de mercadorias e na logística. As cadeias de abastecimento sofreram profundos constrangimentos causados quer pelas restrições impostas aos diferentes modos de transporte, quer pela reposição dos controlos fronteiriços, que originaram filas e o aumento do número de horas para a passagem dos veículos de mercadorias.

Neste contexto de mudanças que abalam tanto a sociedade como as organizações, procuram-se novas oportunidades e equilíbrios e emergem novas formas de negócio, que trazem novos desafios e obrigam a repensar a logística devido ao crescimento do comércio online e das entregas ao domicílio a uma escala local com modelos difusos de entrega e custos associados.

O desafio da logística urbana é o de desenvolver a capacidade de servir mais e melhor a sociedade e, em simultâneo, assegurar uma maior sustentabilidade das operações de abastecimento. Para apoiar a resposta a este desafio, o IMT desenvolveu uma proposta de Guião Orientador sobre Logística Urbana, que enquadra o contexto das operações logísticas para a recolha e/ou entrega de mercadorias no espaço urbano e está direcionado para as autoridades públicas, empresas, operadores logísticos e profissionais do sector, apresentando boas práticas fundamentadas na cooperação entre atores.

mais detalhes