Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COM VÍDEO

Uma viagem no varino «Amoroso», a maior embarcação tradicional que ainda navega no Tejo

O varino Amoroso, à semelhança de outras embarcações tradicionais do Tejo, desempenhou um papel de extrema importância para a vida socioeconómica do estuário do maior rio português. Antes da construção das pontes sobre o Tejo, do desenvolvimento de outras vias de comunicação e dos transportes rodoviários, esta embarcação construída na segunda década do século XX, assegurou localmente o transporte de bens e mercadorias.

O Amoroso, que já se chamou Eduardo, foi construído em Barreiras do Tejo (Abrantes). É a maior embarcação tradicional que ainda navega no rio. Recuperada em 1980 pela Câmara Municipal do Seixal, agora transporta turistas e foi integrado no Ecomuseu Municipal. Por norma, entre abril e outubro de cada ano, realiza passeios que permitem conhecer as técnicas tradicionais de navegação à vela, bem como o património natural e cultural do estuário do Tejo. O mediotejo.net foi conhecer o Amoroso e o seu mestre Hugo Ferrão.

MAIS DETALHES