Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navio da Marinha prossegue o mapeamento do mar português nos Açores

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I, empenhado numa campanha científica no Arquipélago dos Açores no âmbito do Mapeamento do Mar Português do programa SEAMAP 2030 em cooperação com o Governo Regional dos Açores, assinalou a 21 de junho o Dia Mundial da Hidrografia.

​​O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I está em missão há 12 dias, já percorreu 1663 milhas náuticas (mais de 3.000 km) e efetuou levantamento hidrográfico de cerca de 10 mil km2 (o equivalente a mais de mil campos de futebol) no trânsito de Lisboa para o grupo central do Arquipélago dos Açores. No dia 20 de junho, desembarcou a Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico. Esta Brigada realizará levantamentos hidrográficos portuários e costeiros nas ilhas Graciosa e Faial.

O NRP D. Carlos I é comandado pelo capitão-tenente Teotónio Pires Barroqueiro e tem uma guarnição de 34 militares. Para esta campanha científica embarcam ainda um médico e dois mergulhadores da Marinha Portuguesa, dois observadores de cetáceos do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.​

A Hidrografia é o ramo das ciências aplicadas, que trata da medição e descrição das características dos mares e áreas costeiras possibilitando a sua representação cartográfica e tem como objetivo a segurança da navegação e de todas as atividades marítimas tais como a proteção do ambiente, os serviços de previsão e a investigação.