Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navio da Marinha investiga espaços marítimos entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz

A lancha hidrográfica Andrómeda esteve em missão até ao dia 8 de junho, a navegar entre Viana do Castelo e Figueira da Foz, no âmbito do projeto de caraterização geral de áreas aquícolas para estabelecimento de culturas marinhas – projeto AQUIMAR.

Este projeto, que decorre de uma parceria entre o Instituto Hidrográfico, o Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE) e o Instituto Politécnico de Leiria, tem como objetivo principal a identificação dos locais com maior aptidão para a prática da aquicultura, tendo por base as áreas já delimitadas no Plano de Ordenamento do Espaço ​Marítimo.
Para tal, é necessário efetuar a caraterização das áreas de estudo analisando as condições oceanográficas, os parâmetros biológicos e físico-químicos, incluindo os contaminantes, nas matrizes água e sedimentos.

O navio levava a bordo uma equipa de investigadores do Instituto Hidrográfico que realizaou a colheita de amostras superficiais de sedimentos.

O NRP Andrómeda é comandado pelo primeiro-tenente João Ventura da Cruz e tem uma guarnição de 14 elementos.​​