Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Aveiro voltou a ser palco de complexa operação de descarregamento de troncos soltos
O Porto de Aveiro voltou a ser palco de uma nova operação complexa de descarregamento de troncos soltos (de eucalipto). A operação demorou cinco dias e materializou-se no descarregamento de aproximadamente 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto.
A recepção do navio ‘Asia Pearl VI’ resultou na operação de descarregamento de cerca de 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto no Terminal Norte da infra-estrutura portuária aveirense.
O navio em questão foi operado pela empresa PTM Ibérica, uma empresa especializada em operações portuárias de todos os tipos de mercadorias. A operação exigiu «equipamentos de elevada performance, quer no navio, quer em terra», essenciais ao «sucesso» da empreitada.
Recorde-se que em Abril passado, o porto havia estado em evidência por ter recebido a primeira escala de um navio logger, que descarregou os chamados loose logs (toros soltos) em vez dos tradicionais logs in bundles – uma operação inédita em Aveiro à qual demos oportuno destaque.
À data, operação inédita foi a materialização de um «projecto logístico inovador», que envolveu várias empresas, parceiras do Porto de Aveiro, a Navigator, a Altri, a Portline Ocean, a BSL, a Pezzolato, a PTM Ibérica e a Orey Shipping, revelou o porto.
fonte