Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

RTP, 2003

Última Viagem | Afundamento propositado do navio «Madeirense»

Programa apresentado pela jornalista Sílvia Alves sobre o afundamento propositado do navio "Madeirense" ao largo da Ilha de Porto Santo, na Madeira, com o objetivo de o transformar num recife artificial e assim fomentar a prática de mergulho, uma reportagem do jornalista José Manuel Levy.

PARA VER AQUI

RESUMO ANALÍTICO
Navio denominado "Madeirense", operários retiram todos os materiais e produtos poluentes, carcaça deteriorada, ferrugem, embarcação navega; declarações de José Abreu Matos, Comandante do Madeirense, sobre a falta de rentabilidade do navio na travessia Funchal/Porto Santo; vista filmada de dentro do navio, paisagem vista através de escotilha; painéis de instrumentos, equipamentos, operários removem janelas e portas, porta paletes; declarações de José Abreu Matos; rebocadores puxam embarcação, populares assistem; local do afundamento, várias embarcações monitorizam a operação, barcos da Marinha Portuguesa, navio afunda, proa afunda primeiro, sirenes das outras embarcações apitam; declarações de José Serra, repórter de imagem, equipado para o mergulho. 08m18: Imagens subaquáticas após o afundamento; mergulhadores nadam, navio afundado na horizontal, direito, mergulhadores exploram a embarcação. 11m30: Mar, ondas agitadas rebentam, panorâmica de ilhéu junto à costa. jornalista José Manuel Levy e José Ricardo, Proprietário do Centro de Mergulho Porto Santosub, dirigem-se para a casa de Urs Moser, Cidadão suíço e impulsionador do projeto; declarações de Urs e de José Ricardo. Vistas diversas da ilha; declarações de Joana Ricardo, Porto Santosub. Porto marítimo, José Ricardo, Joana e jornalista José Manuel Levy entram na embarcação equipados com fatos e material de mergulho, partem; imagens filmadas dentro de embarcação, Urs e José Serra acabam de se equipar, mergulham de costas. 17m10: Imagens subaquáticas, José Serra submerge com a câmara, mergulhadores nadam, seguem cabo, bolhas de ar, "Madeirense" no fundo do mar, peixes diversos, cardume, embarcação coberta de plantas marinhas, Mero, cardume de camarões, Mero come alguns; declarações de Thomas Dellinger, Biólogo; observa imagens em monitor e comenta a diversidade existente; mergulhadores percorrem navio, sanita coberta de plantas marinhas, Ratão (espécie de Raia) e Mero nadam juntos; declarações de Thomas; vista geral do navio "Madeirense".












Artigos relacionados:

  • Qualidade das praias portuguesas