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Notícias

INVESTIMENTO GLOBAL DO PROJECTO É DE 16,8 MILHÕES DE EUROS

Ministro das Infra-estruturas visita requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines

O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visitaram esta segunda-feira, 8 de Junho, a requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines. A visita realizou-se na área intervencionada – Terminal XXI (contentores), no Porto de Sines.

O valor global de investimento previsto realizar no âmbito deste projeto é de 16,8M€, sendo cerca de 8.4M€ desenvolvido pela APS e os restantes 8,4M€ da responsabilidade da PSA Sines.

O projeto de requalificação do ramal ferroviário do porto de Sines, integra um conjunto de projetos estruturantes, em curso, na sua área de expansão leste, que visa dotar o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), incluindo já a sua 3ª fase de ampliação em curso, e o futuro Terminal Vasco da Gama (TVG), de melhores condições de operação e manobra e de aumento da capacidade instalada devido ao previsível crescimento de carga contentorizada neste modo de transporte.

Com as obras realizadas, a capacidade atual de movimentação de 24 comboios/dia, de 600 metros de comprimento cada, será aumentada para 36 comboios/dia, de 750 metros cada, que corresponde a um incremento de duplicação da capacidade atual do ramal.

Este projeto de ampliação e modernização do ramal ferroviário do porto de Sines, inclui a ampliação da plataforma ferroviária de carga/descarga do Terminal XXI, com duas novas linhas com capacidade de receção de composições de 750 metros de comprimento (obra já concluída e executada pela PSA Sines), assim como a introdução de melhorias nos sistemas de via, catenária e de sinalização, de forma a permitir uma gestão logística mais eficiente e segura.

Para além disso será também realizado o redimensionamento do layout do atual ramal, nomeadamente com a construção de uma 4ª linha, e de uma nova linha de reversão adequada à dimensão destas composições, permitindo-se com isso, no futuro, a ligação dos dois terminais (TXXI/TGV).

Futuramente, está prevista a instalação de uma 5ª linha de resguardo para aumento da capacidade da manobra, bem como a ligação ao Terminal Vasco da Gama, em redundância de acessos, com a construção de um 2º acesso.

O projeto prevê ainda a automação da manobra, pela instalação de sinalização, criando-se a entidade “Gestor de Parque” (de manobras), sendo a APS a primeira entidade portuária nacional a implementar tal forma de gestão da operação.