Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Indústria automóvel prepara a retoma da produção em Portugal

Após várias semanas com fábricas paradas devido às restrições impostas pelo Coronavírus, os fabricantes automóveis em Portugal pretendem agora retomar gradualmente a produção entre Abril e Maio.

A Renault Cacia foi a primeira a avançar, tendo já retomado a produção parcialmente, que estava suspensa desde 18 de Março. Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da empresa, afirmou à agência Lusa que, actualmente, tem 300 dos 1165 funcionários a trabalhar, e espera que esse número continue a aumentar em Maio.

Por sua vez, a Volkswagen já anunciou as datas da retoma das produções nas suas fábricas ao redor do mundo. Na Autoeuropa, em Palmela, a actividade está suspensa desde 17 de Março, mas no dia 8 de Abril, a fonte da Comissão de Trabalhadores tinha anunciado que a administração iria promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de Abril.

Segundo a empresa, a produção das diversas fábricas será retomada em função da disponibilidade das peças, requisitos dos governos e desenvolvimento dos mercados de vendas, entre outras questões.

A PSA anunciou que o seu Centro de Produção de Mangualde está “pronto para retomar a actividade”, assegurando que a implementação de um protocolo de medidas sanitárias reforçadas permitirá fazê-lo de forma gradual e segura”.

Já a fonte oficial da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, em Abrantes, explicou à Lusa que pretende retomar a normal produção no dia 4 de Maio sendo que, até lá, serão implementadas medidas de segurança para garantir a protecção e saúde dos trabalhadores.

A produção da fábrica da Toyota Caetano, em Ovar, ainda não tem previsão para retomar. A fonte oficial do grupo Salvador Caetano disse à Lusa que a empresa aguarda ainda indicações da Toyota Europa que anunciou já a retoma gradual da operação nas fábricas de França e Polónia, mas não avançou com nenhuma decisão quanto a Portugal.

Caso se reúnam as condições necessárias, será retomada a produção da fábrica de carroçarias e autocarros do grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, a 5 de Maio.

De acordo com a fonte de grupo, o reinício da actividade da CaetanoBus “está muito dependente da disponibilidade das matérias-primas vindas dos fornecedores, muitos dos quais estão em Itália”, mas também do reactivar da oficina da empresa em Ovar, uma vez que é lá que são produzidos chassis para os autocarros fabricados em Gaia.

Apesar de a fábrica de Gaia estar praticamente parada desde o início de Abril, a empresa manteve 100 funcionários a trabalhar de forma a garantir a entrega de algumas encomendas, bem como a preparação de veículos que estão a apoiar o combate à pandemia.

fonte