Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Mapa da Sixfold mostra atrasos nas fronteiras em tempo real

Devido à pandemia Covid-19, as fronteiras estão limitadas, seja em termos de patrulhas ou de fecho de fronteiras, e com isso a logística está a sofrer grandes atrasos. Para auxiliar os profissionais, a Sixfold, fornecedor de software da cadeia de abastecimento, desenvolveu um mapa onde é possível aceder, em tempo real, aos atrasos sofridos pelos camiões nas fronteiras europeias.

“Os dados de milhões de remessas na nossa plataforma mostram que, apesar de haver interrupções, os atrasos não são tão maus quanto se poderia esperar”, comenta a empresa, “baseado nos nossos dados, a entrega pontual geral caiu apenas entre três e sete pontos percentuais nas áreas afectadas, dependendo das regiões e indústrias”.

A Sixfold pretende que através da sua plataforma as empresas consigam tomar decisões mais rápidas e eficientes relativamente à sua carga transportada, baseando-se em informação actualizada em tempo real. Deste modo podem alterar rotas para outras mais eficientes e transferir recursos escassos de transporte menos importantes para os cruciais, permitindo-lhes manter os níveis de serviço elevados, apesar das circunstâncias.

Numa primeira fase, foram publicados os tempos de passagem, baseados em dados preditivos e em tempo real, e tendo em conta o impacto que a tecnologia teve nas operações dos seus clientes, a Sixfold decidiu estender as suas aprendizagens para o público de modo a também ajudar outras empresas.

O mapa encontra-se disponível para consulta pública AQUI

fonte