Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COVID-19

Administração do Porto de Aveiro elogia colaboração dos operadores após ativação de plano de contingência

“As operações do porto nunca pararam”. Garantia dada por Fátima Alves, presidente da Administração Porto de Aveiro (APA, S.A.), destacando a capacidade de adaptação dos agentes portuários à pandemia.

Entrevistada no programa da Comunidade Portuária de Aveiro (CPA) na Rádio Voz da Ria, a responsável explica como tem decorrido a atividade portuária após a ativação do plano de contingência para conter a propagação do coronavírus Covid-19, após recomendações das autoridades de saúde.

“Tem havido aqui uma grande cooperação, até histórica, não só pela excecionalidade da pandemia mas da forma como estamos todos a trabalhar, a reforçar as medidas de contenção, de afastamento social dos nosso funcionários, é difícil mas tem havido colaboração muito grande”, explicou Fátima Alves.

A presidente da APA dá o “exemplo louvável” dos três operadores que se juntaram para aplicar as medidas e sensibilizar os trabalhadores, a formar equipas que se vão rendendo para que ” o porto nunca pare”, apesar de poder “haver um ou outro atraso” a descarregar ou expedição de mercadoria.

A administração tem grande parte dos seus colaboradores em teletrabalho, mantendo-se presencialmente serviços prioritários na sua atividade, como a pilotagem, os rebocadores ou fiscalização de obras, reforçados com equipamentos de proteção individual necessários à prevenção de contágios.

Discurso direto

“Pode acontecer a breve prazo, os efetivos diminuírem e a resposta ser menor. Tínhamos efetivos de Ovar que deixaram de fazer parte das equipas, que agora trabalham por turnos”.

“Neste momento, estamos confiantes em manter as obras programadas. Estamos a conseguir isso, enquanto as empresas tiverem efetivos. Os concursos a lançar vão ter prazos alargados, somos solidários, dando um sinal que o porto continua e não hajam atrasos de investimentos, nomeadamente na zona logística industrial”.

Ouvir entrevista em http://www.rvria.pt/podcasts/4

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~