Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Celebrity Edge navegou com primeira ponte de comando 100% feminina

Muito progresso tem sido feito, mas a realidade é que ainda só há 2% de mulheres no setor marítimo. E é essa realidade que a Celebrity Cruises pretende mudar. A companhia de cruzeiros de luxo moderno é líder na indústria quando o assunto são as iniciativas como a #BRIDGEthegap, que buscam tornar o futuro mais diverso. A Celebrity foi a pioneira no setor de cruzeiros a contratar uma capitã de navio, a norte-americana Kate McCue. E foi novamente notícia quando anunciou que 22% da ponte de comando era composta por mulheres. Agora, deu mais um passo histórico com a primeira navegação feita por uma tripulação e time de ponte de comando compostos exclusivamente por mulheres.

A navegação histórica aconteceu a 8 de março de 2020, Dia Internacional da Mulher, a bordo do mais recente e premiado navio da companhia, o Celebrity Edge. Capitã McCue liderou 26 mulheres de 17 países diferentes, entre as que estiveram na ponte de comando e as oficiais em postos de liderança. A Presidente e CEO da Celebrity Cruises Lisa Lutoff-Perlo também esteve a bordo.

“Estamos todos engajados em diminuir o abismo entre homens e mulheres na indústria de cruzeiros”, informa Lutoff-Perlo. “Nos últimos anos, batalhamos muito para diversificar a tripulação e trazer mais mulheres para a indústria. Nada disso seria possível se não fosse o compartilhamento de ideias visionárias entre homens e mulheres em um trabalho diário para criar esta realidade. Somos muito sortudos por trabalharmos com essas profissionais incríveis, com larga experiência, qualificação e excelência além das expectativas. Elas chegaram aos seus respectivos cargos após muito esforço e determinação. A Celebrity também reconhece o trabalho de homens que apoiam a causa e lutam pelo aumento da presença feminina nas tripulações.”

O Vice-Presidente Sênior de Operações Marítimas Globais da Royal Caribbean Cuises Ltd., Patrik Dahlgren, que supervisionou a diversificação do time da Celebrity Cuises sob a liderança de Lutoff-Perlo informou que “desde 2015 nós seguimos elevando a porcentagem de mulheres qualificadas para nossa ponte de comando. Fomos de 3% para 22%. E seguiremos nos esforçando para que esta alta histórica continue se superando. Precisamos de mais mulheres em carreiras marítimas, principalmente na área de engenharia.”

fonte