Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AÇORES
Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar»
A visão é do presidente do do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses: o projecto de requalificação do Porto de Pipas vai voltar a virar Angra do Heroísmo para o Mar, contrariando uma tendência de afastamento. A opinião foi proferida na sequência do anúncio do arranque das obras, que deverá acontecer ainda durante este primeiro semestre de 2020.
Álamo Meneses disse estar «absolutamente satisfeito» com o projecto final da obra: «Creio que neste momento o Governo Regional está de parabéns pelo percurso feito. Foi um percurso com dificuldades técnicas, com um conjunto de questões que foram sendo levantadas, mas, num exercício de diálogo e de concertação entre todos os interesses envolvidos, creio que chegámos a uma excelente solução», declarou.
Segundo Álamo Meneses, a requalificação do Porto das Pipas vai permitir melhorar as acessibilidades a Angra do Heroísmo e virar novamente a cidade para o mar. «Angra sempre foi uma cidade que viveu do mar, aliás toda a sua história está ligada a esta função de porto e o facto de termos estado aqui umas décadas desviados do centro dessa actividade não nos trouxe obviamente grandes vantagens, antes pelo contrário», salientou.
A empreitada, adjudicada ao consórcio Sacyr-Somague, S.A./Sacur-Neopul, S.A, por um valor a rondar os 14 milhões de euros, detém um prazo de execução de 24 meses. A intervenção contempla o aumento do cais e o prolongamento do manto de protecção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os ferries que executam as ligações entre Angra do Heroísmo e a Calheta (São Jorge) possam desembarcar viaturas.
fonte