Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A rota da seda do Século XXI

Sabe de onde nasceu a rota da seda? Pode soar a mera curiosidade, mas hoje em dia está bem renascida e a ganhar grandes repercussões em todo o mundo. Mas já lá vamos.

Os chineses, há muitos anos, aprenderam a fabricar a seda a partir da fibra branca proveniente dos casulos dos bichos-da-seda.
Acreditando ter feito uma grande descoberta, que mantiveram em segredo por algum tempo, estabeleceram contacto com as cidades do Ocidente onde encontraram pessoas dispostas a pagar um preço elevado pela seda. A partir deste momento o tecido passou a ser exportado naquela que é chamada a Rota da Seda.

Consistia, então, num conjunto de trajectos interligados através do Sul da Ásia, que eram usados para o comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Os carregamentos eram transportados por caravanas e embarcações que ligavam comercialmente os dois destinos.

continue a ler aqui