Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MELHORIA DAS ACESSIBILIDADE MARÍTIMAS AO PORTO DE SETÚBAL

Draga recolhe lixo do leito do Rio Sado

Durante as operações de dragagem inerentes ao Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, e no âmbito da componente de sustentabilidade ambiental do mesmo, estão a ser recolhidas quantidades significativas de resíduos que se encontram depositados no leito do rio Sado, nomeadamente plásticos, nylons e borrachas.

Estes materiais, quando depositados diretamente em meio marítimo têm um longo tempo de decomposição (plástico, mais de 100 anos; nylon, mais de 30 anos; borracha, tempo indeterminado), libertando componentes que podem interferir negativamente com o ambiente marinho.

Os lixos recolhidos estão a ser encaminhados para operações de valorização, conforme previsto no Plano de Gestão de Resíduos da empreitada. A remoção destes lixos, nomeadamente do plástico que constitui uma ameaça crescente para a vida marinha, e o seu envio para reciclagem contribui para a diminuição de dióxido de carbono, um dos gases mais importantes nas alterações climáticas.