Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio cresce 100%

O mercado de emprego em navios de cruzeiros apresenta uma extraordinária dinâmica e regista já dificuldade em encontrar o talento necessário. A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio segue a tendência do mercado, registando um crescimento de 100% na 6ª edição a realizar no dia 12 de março.

Segundo dados da CLIA (Cruise Lines International Association), a indústria de cruzeiros vai registar um crescimento de 7% em 2020, estimando alcançar os 32 milhões de passageiros em todo o mundo. Os principais clientes são americanos (12%), seguidos de chineses (2,4%), alemães (2,2%), britânicos (1,9) e australianos (1,3%).

A região das Caraíbas continua a ser a localização geográfica com maior procura por parte dos passageiros (38,4%), seguida da Ásia/Pacífico (15,1%), Mediterrâneo (14,2%), Europa do Norte/Nordeste (9,4%), Alaska (4%) e Austrália (4%).

As companhias de cruzeiros continuam a crescer e todos os anos surgem novas marcas e conceitos, explorando diferentes segmentos de mercado. Até 2027 está já encomendada a construção de 116 novos navios de cruzeiros oceânicos. Em 2020 será estabelecido um novo recorde na entrada em operação de novos navios: 25 no total.

Para fazer face a este crescimento, a Cruise industry News estima que são necessários 80.000 novos colaboradores para os navios de cruzeiros, em cada ano. As companhias multiplicam esforços para encontrar as pessoas e o talento que procuram e precisam, contratando para todas as áreas profissionais e praticamente sem limite de idade.

Com o objetivo de apoiar as companhias de cruzeiros na comunicação das oportunidades de carreira a bordo de navios, e na contratação de recursos humanos qualificados, realiza-se em Portugal a Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, evento de entrada livre que recebe profissionais de todo o mundo.

A 6ª edição realiza-se em Lisboa, no dia 12 de março, registando um crescimento de 100% na participação de companhias e organizações ligadas ao setor marítimo, relativamente à edição anterior. Está já confirmada a presença da Viking Cruises, Seabourn, DouroAzul, Disney Cruise Line, Steiner Spa & Fitness, Costa Crociere, Promarinha, Grupo Jorge Anjos, Les Roches, World of Shipping Portugal, MedialCare, For-Mar, Infomatic, Formación Alfer, Cocktail Team e Gibraltar Maritime Academy.

Segundo dados das empresas presentes, serão oferecidas oportunidades de trabalho para cerca de 400 candidatos. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia online (www.trabalharnumnavio.pt/inscricao). A participação é recomendada a estudantes e profissionais das áreas de restauração, hotelaria, turismo, lojas, saúde, beleza, desporto, animação, audiovisual, segurança, entretenimento, ambiente, ar condicionado, manutenção hoteleira, convés, engenharia, máquinas, eletricidade, entre muitas outras áreas.

A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se duas vezes por ano. A primeira edição ocorreu em 2017 e contou com a presença de 600 visitantes. A quinta edição realizou-se em outubro de 2019, tendo-se registado a presença de 1200 visitantes. Para a 6ª edição são esperados 1500 visitantes.