Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Pilar Miranda (Porto de Huelva):

«Portugal é um dos principais parceiros comerciais da Andaluzia»

Realizou-se, dia 15, em Lisboa, o Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol – o organismo tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios. No contexto do Corredor Atlântico, buscaram-se sinergias entre portos lusos e espanhóis – para Pilar Miranda, presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Portugal tem «interesse prioritário».

Em declarações reproduzidas pela publicação espanhola ‘Huelva Información’, a líder da Autoridade Portuária de Huelva destacou a «excelente oportunidade» que o Porto de Huelva tem no horizonte, podendo desempenhar o papel de «canal de exportação para as empresas» da sua área de influência «que desejem aprimorar os seus produtos no mercado externo». Na visão de Pilar Miranda, «Portugal é um dos principais parceiros comerciais da Andaluzia e um mercado de interesse prioritário para as empresas da comunidade».

No encontro, no qual também participou uma delegação de empresários andaluzes, os portos da região Andaluzia realizaram uma reunião de trabalho com os portos portugueses de Lisboa, Sines e Setúbal, tendo em vista a discussão de projectos conjuntos. De acordo com matéria noticiosa avançada pelo jornal espanhol ‘Huelva Información‘, a necessidade de aumentar o potencial dessas infra-estruturas portuárias, elevando-as à condição de eixos estratégicos da economia europeia e a elos fundamentais da logística no contexto do Corredor Atlântico, foi o tema central do encontro.

No âmbito do progresso infra-estrutural do corredor, a reunião serviu para enfatizar a necessidade da inclusão das conexões terrestres da rede ferroviária dentro dos prazos estabelecidos, para assim se acelerar o desenvolvimento do corredor: o grande objectivo, reporta o jornal espanhol, passa por garantir que fachada marítima do sudoeste da Península Ibérica ganha mais peso logístico na Europa.

FONTE