Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE AVEIRO SOMA MAIS UMA CARGA DE PROJECTO

Grua de 600 toneladas segue para a Base Naval de Toulon

Saiu esta terça-feira, do Porto de Aveiro, o navio “Happy Dover”, transportando uma grua construída pela Eurocrane – Equipamentos de Elevação, S.A. A grua, que pesa 600 toneladas, destina-se à Base Naval de Toulon, em França, tendo sido colocada no navio no domingo, 19 de Janeiro.
A sua construção, iniciada em Maio de 2019, ocupou uma área de 5.600m2 de terrapleno.
A operação de estiva no “Happy Dover” foi efectuada pela Aveiport (Grupo ETE).

Importa frisar não ser esta a primeira vez que se constroem no Porto de Aveiro gruas ou outro tipo de equipamentos de grandes dimensões, sendo a carga de projecto uma das tipologias a que o Porto de Aveiro tem condições para dar resposta com soluções à medida.

Só para referir um exemplo, em Março de 2014 operação idêntica envolveu o transporte de dois guindastes portuários com destino ao porto francês de Sète, transporte efectuado em dois navios. Cada grua pesava 630 toneladas, tendo levado nove meses a serem montadas.

Três anos antes, em Maio de 2011, um pórtico para carga e descarga de contentores de navios post-panamax seguiu no navio "Jumbo Shipping" FAIRPLAYER rumo ao mesmo porto. A estrutura gigante, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa EUROCRANE, numa longa e delicada operação. Tratou-se de um projecto nacional, tendo sido a primeira exportação do género a realizar-se em Portugal.

A ampla capacidade de espaço de armazenagem associado ao total descongestionamento do porto, permitem que o Porto de Aveiro seja uma referência, desde 2007, na recepção de cargas de projecto. O terminal norte multiusos fornece o espaço necessário, não só para o manuseamento e armazenagem, mas também para as actividades de montagem e de valor acrescentado que levam mais tempo na sua operação. De igual modo, a Autoridade Portuária procura estudar e oferecer a melhor solução à medida de cada projecto.

VEJA PLAYLIST COM 6 VÍDEOS REFERENTES AO TRANSPORTE DE 2011



 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~