Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Governo Regional autoriza aval de 4,7 ME à Portos dos Açores
O Governo dos Açores anunciou a concessão de um aval de 4,7 milhões de euros à Portos dos Açores, com o objetivo de reduzir “custos com juros bancários, tendo em conta as boas condições negociadas neste âmbito”.
A medida foi anunciada em Ponta Delgada pelo secretário regional para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que leu aos jornalistas o comunicado do conselho de Governo tido no dia 19 de dezembro.
A Portos dos Açores, liderada por Miguel Costa, administra a maioria dos portos na região.
O executivo regional, do PS, autorizou também o aumento do capital social da Lotaçor no valor de 350 mil euros.
“Este reforço financeiro irá possibilitar à empresa o regular cumprimento do seu objeto social de realização de todas as operações relativas à primeira venda de pescado e respetivo controlo e exploração, gestão e administração das lotas e também dos portos e núcleos de pesca sob a coordenação da Autoridade Portuária para o setor das pescas, bem como a exploração das instalações e dos equipamentos frigoríficos destinados a congelação, conservação, distribuição e comercialização de pescado” nos Açores, refere o executivo.
Berto Messias anunciou também o aumento em 10% dos valores mensais de pagamento do serviço de emergência médica pré-hospitalar e evacuação médica entre unidades de saúde por parte das associações humanitárias de bombeiros voluntários da região.
“Assim, dando cumprimento ao compromisso assumido pela Secretaria Regional da Saúde nesta legislatura, o Governo dos Açores reforça novamente os valores a pagar mensalmente para prestação deste serviço no ano de 2020. Refira-se, a este propósito, que já se tinha verificado um aumento de 10% nesta legislatura, no ano de 2018, verificando-se, assim, um aumento global de 20% nos valores transferidos para as associações humanitárias de bombeiros que prestam este serviço”, prosseguiu o governante.