Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

X-Press Feeder integra os portos de Riga e de Antuérpia na sua rota do norte da Europa

A X-Press Feeder Services vai passar a escalar os portos de Riga, na Letónia, e de Antuérpia, na Bélgica. Com a introdução destes portos na rota do norte da Europa, e com o objetivo de manter duas escalas por semana, foi necessário aumentar para três o número de navios adstritos ao serviço IBX. Enquanto representante do armador em Portugal, caberá à Garland Navegação o agenciamento dos porta-contentores, com uma capacidade efetiva média de 560 teus, no Porto de Leixões.

Localizada no mar Báltico, Riga, é uma porta de entrada importante para mercadorias exportadas por Portugal com destino a Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia. Por sua vez, o porto de Antuérpia, em Flandres, situa-se no coração da Europa, sendo acessível a diversos tipos de embarcações. É o segundo maior porto da Europa em tamanho, a seguir ao de Roterdão.

A primeira viagem iniciou-se em Roterdão no dia 29 de novembro com o navio Iduna, que fez escala em Leixões na passada quinta-feira, 5 de dezembro. A rotação do serviço IBX desenvolve-se da seguinte forma: Roterdão, Vigo, Leixões (Soutbound), Roterdão, Antuérpia, Riga e Roterdão (Estebound).

“Com esta abertura certamente vamos ver aumentar as exportações para Riga, assim como as importações servidas pelas Linhas Oceânicas que escalam o porto de Antuérpia e que irão utilizar a X-Press como seu fornecedor feeder para os transbordos no porto belga para Leixões”, salientou Carlos Ramos, responsável por esta linha na Garland Navegação.