Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

POR MIGUEL MARQUES

Livro Lugares Azuis - Portugal

No dia 30 de novembro, na Póvoa de Varzim, em sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Eng. Aires Pereira e pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Almirante António Silva Ribeiro, lancei o meu livro, Lugares Azuis - Portugal, contando com a presença do editor, V/Alm. Henrique Alexandre da Fonseca, do Historiador Alfredo Pinheiro Marques e do C/Alm. José Bastos Saldanha que apresentaram este livro.

Portugal é um país repleto de lugares ribeirinhos, quer na costa, de norte a sul do país, incluindo os lindíssimos arquipélagos dos Açores e da Madeira, quer no seu interior, com grandes rios, lagoas e lagos. Este livro nasce de um desafio que me foi lançado, de descobrir as histórias escondidas nesses lugares de Portugal marcados pela água doce ou salgada e de as escrever, de forma regular, durante dois anos.

Cada texto deste livro tem como centro da ação um lugar, uma localização geográfica, que, no fundo, funciona como uma arena onde acontecem dinâmicas que podem envolver marinheiros, ecossistemas, lideres civis e militares entre outras referências marítimas.

Por coincidência, ou talvez não... este desafio de escrita coincidiu com outro desafio profissional que me levou a percorrer todo o mundo para conhecer e analisar, em detalhe, a realidade atual do uso do mar pela humanidade.

Ao passar por cidades como Vancouver, Singapura, Tóquio, Nova Iorque, Oslo, Istambul, Hamburgo, Xangai, Copenhaga, Seul, Amesterdão, Roterdão, Hong-Kong, Rio de Janeiro, entre outras cidades, falei com marinheiros, visitei portos e, inevitavelmente, semelhanças e diferenças com as cidades e os lugares portugueses, que já tinha visitado e estudado em profundidade, surgiam, acabando por servir de inspiração para a escolha do lugar azul português referente a cada texto deste livro.

A velocidade de transformação da humanidade é estonteante e o crescimento da população a nível mundial é bastante acelerado, fazendo com que o mar e os rios sejam cada vez mais explorados. Todos somos importantes e fundamentais para a defesa da sustentabilidade dos mares e dos rios, bem como do reforço da identidade marítima dos lugares ribeirinhos. Depende da nossa geração cooperar no sentido de garantir à geração futura que continuará a ter, em Portugal, fascinantes lugares azuis!

para saber mais