Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Ministro das Infraestruturas no Porto de Lisboa, na estreia de novo serviço regular de contentores
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, onde foi recebido pela Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, liderada por Lídia Sequeira.
A visita incluiu uma passagem pelo Terminal de Contentores de Santa Apolónia (operado pela Yilport Sotagus) e pelo Terminal Multiusos do Poço do Bispo (operado pela ETE, S.A) no mesmo dia em que o Porto de Lisboa recebeu o navio Samskip Estrela, agenciado pela Marmedsa e que fez a primeira escala do novo serviço regular de contentores «SAMSKIP PORTUGAL SERVICE», no Terminal Sotagus.
Este novo serviço de contentores vai ter uma rotação semanal que fará a conexão entre Tilbury, Reino Unido, e Portugal, passando por Roterdão e Leixões, permitindo acesso à rede europeia da Samskip, com conexões à Escandinávia e Europa Central e Oriental.
O Porto de Lisboa sublinha a importância do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, com 742 metros de atracação, para navios com calados que variam entre -7 e -10 metros, e felicita a Samskip e os seus parceiros pela nova escala em Lisboa e pelas vantagens de uma colaboração que potencia a transferência modal da rodovia, para o modo marítimo.
O Terminal de Contentores de Santa Apolónia tem uma capacidade de movimentação de aproximadamente 450 mil TEU por ano, e está vocacionado para diversos tipos de tráfego, designadamente o de shortsea. Assumindo-se como uma das principais referências a nível nacional no segmento de carga contentorizada, o Terminal de Contentores de Santa Apolónia oferece excelentes condições de navegação, localizando-se na confluência das principais rotas comerciais mundiais.