Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro das Infraestruturas no Porto de Lisboa, na estreia de novo serviço regular de contentores

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, onde foi recebido pela Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, liderada por Lídia Sequeira.

A visita incluiu uma passagem pelo Terminal de Contentores de Santa Apolónia (operado pela Yilport Sotagus) e pelo Terminal Multiusos do Poço do Bispo (operado pela ETE, S.A) no mesmo dia em que o Porto de Lisboa recebeu o navio Samskip Estrela, agenciado pela Marmedsa e que fez a primeira escala do novo serviço regular de contentores «SAMSKIP PORTUGAL SERVICE», no Terminal Sotagus.

Este novo serviço de contentores vai ter uma rotação semanal que fará a conexão entre Tilbury, Reino Unido, e Portugal, passando por Roterdão e Leixões, permitindo acesso à rede europeia da Samskip, com conexões à Escandinávia e Europa Central e Oriental.

O Porto de Lisboa sublinha a importância do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, com 742 metros de atracação, para navios com calados que variam entre -7 e -10 metros, e felicita a Samskip e os seus parceiros pela nova escala em Lisboa e pelas vantagens de uma colaboração que potencia a transferência modal da rodovia, para o modo marítimo.

O Terminal de Contentores de Santa Apolónia tem uma capacidade de movimentação de aproximadamente 450 mil TEU por ano, e está vocacionado para diversos tipos de tráfego, designadamente o de shortsea. Assumindo-se como uma das principais referências a nível nacional no segmento de carga contentorizada, o Terminal de Contentores de Santa Apolónia oferece excelentes condições de navegação, localizando-se na confluência das principais rotas comerciais mundiais.