Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE DOMINGO, DIA 24

«No Porto de Leixões - Panorama», com estreia no Cinema Passos Manuel, no Porto

Porto de Leixões transportado para uma sala de cinema. "No Porto de Leixões - Panorama", Renata Sacho leva o espectador a uma viagem pelo Porto de Leixões, por Matosinhos e Leça da Palmeira. No Cinema Passos Manuel, no Porto, este domingo.

O documentário “No Porto de Leixões – Panorama“, é o primeiro de uma série documental que decorre no porto de Leixões, da autoria da realizadora Renata Sacho. A exibição de estreia ocorre no domingo, dia 24 de novembro, às 19h00, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

O filme integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc. Na exibição está presente a realizadora e a actriz Paula Garcia, que irá ler alguns excertos de textos sobre a construção do Porto de Leixões.

O “No Porto de Leixões – Panorama” é uma viagem sem diálogos no interior do porto de Leixões. Num movimento quase contínuo atravessamos a zona portuária e assistimos ao desenrolar das atividades portuárias enquanto escutamos o rebuliço das cidades circundantes.

A realizadora Renata Sancha pretende com o documentário reconstituir a atmosfera do Porto de Leixões numa sala de cinema.

O Porto de Leixões fica situado no Norte de Portugal, a Noroeste da Península Ibérica, a cerca de 4 quilómetros a norte da foz do Rio Douro e nas proximidades da cidade do Porto, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul.

Para Renata Sancha a paisagem industrial portuária é visualmente entusiasmante e as atividades portuárias de uma grande riqueza sonora. Um lugar vivo com características sonoras muito particulares, onde sons da cidade se misturam com a confusão sonora típica da proximidade do mar e da atividade portuária: gritos das gaivotas; o bater da água junto aos ancoradouros; as sirenes dos barcos-patrulha; os apitos dos navios; o som dos rádios de comunicações; o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores.

O primeiro episódio, intitulado Panorama, é uma viagem de 27 minutos pelo porto que leva a Leixões e às cidades de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Ficha técnica do documentário incluiu a realização de Renata Sancho, a direção de fotografia de Mário Castanheira, como engenheiro de som, Ricardo Leal, a montagem de som e mistura de Miguel Martins, a produção é de Manuel Rocha da Silva e tem coprodução de Renata Sancho e Cedro Plátano.

fonte