Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa recebe embarcação de pesca no TMB

Foi no dia 5 de novembro que, no Terminal Multiusos do Beato, o navio de carga «BBC MICHIGAN» desembarcou um navio de pesca, oriundo do Japão, para a empresa portuguesa Tunipex, sediada em Olhão.
A embarcação denominada de «ALEGRIA OITO» é uma embarcação auxiliar local com 23,90 metros de comprimento e 51 toneladas, com destino à armação de pesca. Esta embarcação será rebocada para o estaleiro da Navaltagus, no Seixal, onde será colocada a seco e posteriormente lançada à água, para obter as devidas vistorias e certificações.

O «ALEGRIA OITO» opera um tipo de estrutura denominado de armação de pesca. Esta estrutura é disposta no oceano para estudar os comportamentos migratórios de algumas espécies de pescado, garantindo uma atividade piscatória harmoniosa para o meio ambiente, bem como para o controlo da gestão de recursos naturais.

É de salientar a versatilidade do Terminal Multiusos do Beato, infraestrutura portuária localizada na margem norte do Tejo que dispõe de valências diversificadas, efetuando movimentações de cargas e descarga a navios de qualquer tipologia, sendo a sua eficiência notória numa operação deste género, a qual exige requisitos específicos.

Com 500m de comprimento de cais acostável, 20.500m2 de área de total e um terrapleno com cerca de 9.000m2, apresenta-se como um terminal relevante na atividade portuária da cidade de Lisboa e um dos poucos terminais portuários em Portugal com área coberta, dispondo de armazéns refrigerados para produtos agroalimentares a granel ou de carga unitizada.