Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

JOSÉ MANUEL DIAS, PORTO DE SINES:

JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no «hinterland»

«A nossa Janela Única Logística (JUL) é a evolução da já existente JUP. Qual é a grande diferença? Enquanto a JUP estava muito focada no porto e no navio, daquilo que se passava dentro da comunidade portuária, a JUL é o próximo passo», começou por explicar José Manuel Dias, Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS, ao programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), emitido na rádio M24.

Segundo piloto da JUL arrancou em Sines

Depois de um primeiro projecto-piloto, lançado em Abril deste ano nos portos da região Autónoma da Madeira (vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM), a JUL arrancou, no final de Setembro, um segundo piloto, agora no Porto de Sines. A nova plataforma será, gradualmente, disseminada aos restantes portos nacionais. O projecto, recorde-se, é desenvolvido pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e pela Associação dos Portos de Portugal (APP).

Competitividade dos portos está ligada «ao que se passa no hinterland»

Ora, qual a razão deste alargamento do espectro da JUP ao hinterland? «Porque hoje em dia, a competitividade dos portos tem muito a ver, não apenas com os seus movimentos de navios mas também com o que se passa no seu hinterland», explicou José Manuel Dias. «A competitividade dos portos está ligada à forma como agem e como conseguem ser ágeis no relacionamento com os clientes que estão no interior», aprofundou.

«A JUL é um instrumento que nos vais permitir – entre todos os portos nacionais – de uma forma concertada e harmonizada, ter estas funcionalidades que nos permitem maior agilidade naquilo que é o nosso hinterland, portos secos, zonas onde as mercadorias (quer de importação quer de exportação), vão tocar naquilo que é o nó logístico», acrescentou ainda o Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS.

FONTE
 

















Artigos relacionados:

  • Lançamento do Projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL)