Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Procissão na Ria é sempre uma aposta ganha

Acto de fé, pela memória e identidade, a tradição cumpriu-se e, no domingo, realizou-se a Procissão pela Ria de Aveiro, integrada no programa da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da Gafanha da Nazaré.

“Diz-nos muito”, testemunhou Carlos Sardo, presidente da União das Irmandades (do Santíssimo Sacramento, da Senhora da Nazaré e de S. Pedro) da paróquia gafanhense, enquanto se afadigava nos preparativos para o arranque.

Salientou que é um momento especial para as gentes da Ria e do mar, em especial para as que estão ligadas “às viagens do bacalhau”. Explicou que seria participada pelas “instituições da terra”, cabendo a membros dos ranchos folclóricos convidados a honra de carregarem os três andores: de Nossa Senhora dos Navegantes, de Nossa Senhora da Nazaré e de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Esta festividade, que se iniciou no sábado e terminou ao final da tarde de ontem, com um Festival de Folclore, foi organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a paróquia, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro.

“Identidade” foi palavra e conceito apontados por quem testemunhou o seu apreço pela Procissão na Ria: primeiro a pé, da Igreja da Cale da Vila até ao Porto Bacalhoeiro, onde os barcos – à chegada seriam perto de uma centena – apanharam os participantes para uma navegação que passou por S. Jacinto e terminou no Forte da Barra.

para ler na íntegra aqui

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~