Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Parque de GPL do Porto de Aveiro em fase de ampliação

A DIGAL – Distribuição e Comércio SA, prepara a instalação de dois novos reservatórios e a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas no parque de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL), que opera no Porto de Aveiro, “tendo em vista aumentar a capacidade de armazenamento”.

O projeto de ampliação está em consulta pública até 9 setembro. O Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) assegura que “as principais afetações negativas, responsáveis pela alteração do ambiente característico da região, serão geradas na fase de construção, dela resultando um maior número de impactes diretos, de magnitude variável”.

Os impactes de instalação dos reservatórios e do novo parque de armazanamento são considerados “pouco significativos, ainda que pontualmente moderadamente significativos, sendo quase na sua totalidade circunscritos a determinados locais situados na área de afetação direta e/ou envolvente próxima ao projeto e de carácter temporário e/ou passíveis de minimização”.

Atualmente, o operador possui seis reservatórios cilíndricos para armazenagem de propano. No âmbito do projeto de expansão, prevê-se a instalação de dois novos reservatórios cilíndricos, de eixo horizontal, recobertos, sendo um para armazenagem de propano e outro para armazenagem de butano.

O novo reservatório para armazenagem de propano irá receber produto a partir dos navios e será dedicado para o serviço de enchimento de garrafas. O novo reservatório para armazenagem de butano irá receber produto a partir de camiões cisterna e também será dedicado para o serviço de enchimento de garrafas.

Será instalado ainda um novo edifício de enchimento de garrafas, com duas linhas de GPL, uma ilha de descarga de cisternas de butano e áreas de armazenagem e manuseamento de garrafas.

A receção/expedição de GPL nas componentes do projeto em estudo será maioritariamente efetuada por navio.

mais detalhes

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~