Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Nova geração de certificados electrónicos para o Mar ganha escala

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), organismo sob a tutela do Ministério do Mar, tem vindo a acelerar a adopção dos certificados electrónicos como output dos seus processos, todos eles resultantes de pedidos dos seus clientes realizados on-line no Balcão Eletrónico do Mar (BMar).

Até ao final do mês de julho foram processados 12.865 pedidos no BMar, dos quais 65% são referentes setor da náutica de recreio ao abrigo da nova legislação vigente, 33% relativos a certificados de reconhecimento de competências (endorsements) de acordo com a Convenção STCW - International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers, e os restantes relativos a pedidos de títulos de aquicultura ou utilização do espaço marítimo nacional e outros tipos.

A validade dos certificados eletrónicos pode ser consultada através de um sítio dedicado na internet www.portugueseflagcontrol.pt, que é parte constituinte do BMar (www.bmar.pt).

Independentemente da sua tipologia, todos os certificados eletrónicos são assinados digitalmente e contam com outros elementos de segurança, nomeadamente o Número Único de Identificação (Unique Tracking Number) e de um “QR Code” que, para além de aumentarem a segurança, facilitam também a consulta no referido sítio na internet.

Esta nova solução de emissão e gestão de certificados eletrónicos, que utiliza as mais avançadas tecnologias de assinatura digital e mecanismos de controlo de autenticidade, foi desenvolvida em linha com as orientações emitidas pela Organização Marítima Internacional e permite aos clientes ganharem em celeridade e segurança e as entidades de fiscalização e inspetivas passaram a contar com uma nova ferramenta de verificação on-line dos certificados.