Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Com subida de +9,6% até Junho, Terminal de Contentores de Leixões reforça quota de mercado

O Terminal de Contentores de Leixões, gerido pela operadora turca Yilport, prossegue na senda do reforço da sua quota nacional de mercado.

Esta tendência de reforço da quota de mercado tem-se vindo a acentuar recentemente; reportou o TCL que, nos primeiros seis meses de 2019, «o movimento de contentores nos portos do Continente recuou 3,1%, para cerca de 1,4 milhões de TEU», números corroborados pela AMT.

Recorde-se ainda que, no balanço semestral, «o movimento de contentores aumentou 9,6% e chegou aos 344 mil TEU» em Leixões, frisa a concessionária do terminal. «Sublinhe-se, ainda, o facto de o tráfego de contentores em Leixões ser quase exclusivamente com o hinterland».

«Os dados do primeiro semestre confirmam, por isso, não apenas o aumento da quota de mercado com o reforço da liderança no import-export, mas também com uma vantagem de uns 100 mil TEU para o concorrente mais próximo», vincou a Yilport Leixões.

Recorde-se que, em Julho, a Yilport Leixões havia confirmado que, nos primeiros quatro meses de 2019, o terminal voltava-se a superar, atingindo uma movimentação de 289 280 TEU, o que representou um crescimento homólogo de 12,1% e um novo recorde no período Janeiro-Maio.

fonte