Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MINISTRA DO MAR INAUGUROU A RENOVADA RAMPA DAS BALEIAS, EM SETÚBAL
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta quinta-feira a renovada Rampa das Baleias, em Setúbal, depois da empreitada de reabilitação levada a cabo pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).
A empreitada de reabilitação da rampa varadouro e esporão adjacente em Santa Catarina, comumente designada por “Rampa das Baleias”, vem melhorar a segurança e a qualidade de utilização pública desta infraestrutura de apoio à náutica de recreio.
A intervenção na Rampa das Baleias tornava-se prioritária uma vez que a mesma se encontrava bastante deteriorada, pelo seu longo tempo de vida útil e pela ausência de operações de manutenção. Ao longo dos últimos anos, tinha sido alvo de diversas intervenções sem qualquer tipo de estudos e projeto, deixando a rampa com uma geometria irregular, colocando frequentemente em risco a segurança dos utilizadores e disponibilizando condições de utilização muito deficientes a todos os nautas que a procuravam.
«Quando, há cerca de dois anos, o temporal que assolou diversas zonas do país quase fez desaparecer a rampa, a população e os diferentes utilizadores ocasionais mobilizaram-se numa ação espontânea e, com o seu trabalho, com os seus meios e o dispêndio do seu tempo livre, tornaram novamente operacional esta rampa. Contudo, estando esta infraestrutura na área de jurisdição do Porto de Setúbal e correspondendo ao alerta de muitas vozes, o Ministério do Mar e a APSS não poderiam ficar indiferentes à necessidade de corresponder a este anseio popular e intervir de uma forma mais consistente e duradoura neste projeto», referiu a Ministra do Mar na cerimónia de reabertura da rampa.
Complementarmente, a intervenção da APSS contemplou ainda a melhoria do acesso à estrada E10/4, com 70 metros de extensão e 10 metros de largura.
A empreitada foi adjudicada à empresa Obricaje, por um valor total de 45.000€, ao qual acresce 1.000€ para o melhoramento ao acesso à estrada E10/4. No âmbito da intervenção, foi também melhorado o esporão existente, que se encontrava bastante danificado.
Fotografias de Mário Romão