Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SINES

ALCANÇADO ACORDO PARA EXPANSÃO DO TERMINAL XXI COM INVESTIMENTO PRIVADO DE 547 MILHÕES DE EUROS

Foi dado mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o Porto de Sines, com o acordo assinado esta quarta-feira que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI.

Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

Com estes investimentos, o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração. Também a área de armazenagem passará dos atuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais 9 gruas “super post-panamax”, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores.

O Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.

Este acordo coloca o Porto de Sines como um dos principais portos de nível mundial e particularmente do “West Med”, em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada, garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, das cadeias logísticas globais, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional.