Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Acordo para terminal de contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de 122 milhões

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou no Parlamento que o acordo entre a Liscont, concessionária do terminal portuário de Alcântara e a Administração do Porto de Lisboa (APL) vai ser assinado segunda-feira, envolvendo um investimento de 122 milhões de euros "maioritariamente em equipamentos".

A renegociação do contrato do terminal de contentores de Alcântara arrasta-se há vários anos. O concessionário já foi detido pela Mota-Engil, sendo agora dos turcos da Yilport.

Em causa tem estado um imbróglio provocado pelo facto de o Tribunal Constitucional ter mantido a validade do contrato através do qual o Estado prorrogou a concessão até 2042, apesar de ter em termos ambientais o projeto de ampliação do terminal ter sido chumbado.

Na comissão de Agricultura e Mar, Ana Paula Vitorino disse ainda que em Sines, no caso do terminal XXI, "já se chegou a um acordo", estando neste momento a decorrer "toda a preparação processual para ser aprovado o aditamento ao contrato e alteração das bases da concessão".

Já sobre o futuro terminal de Vasco da Gama, a ministra adiantou que "está feito o relatório que é necessário para este tipo de concessões", assim como do regulamento do concurso e caderno de encargos.

"Aguardamos a aprovação final das Finanças para ser aprovado em Conselho de Ministros", salientou.

 

fonte