Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JUNHO

«Sentidos de Mar» promove visita guiada ao «Porto de Aveiro - pesca e outras indústrias, a história das histórias»

Esta segunda-feira, 10 de junho, o Ciclo de Iniciativas “Sentidos de Mar” regressa com a proposta de uma visita guiada ao ”Porto de Aveiro - pesca e outras indústrias, a história das histórias”.

Ao longo desta visita às áreas mais emblemáticas do Porto de Aveiro, as histórias e os seus protagonistas “saltarão” dos documentos históricos para a paisagem e viajar-se-á desde o tempo em que a barra da Ria de Aveiro se localizaria, instavelmente, algures entre a Vagueira e Mira até ao momento que o porto passa a ser gerido por uma sociedade anónima, ainda que detida por capitais públicos. É ainda uma oportunidade para perceber a importância das pescas e da restante atividade portuária para aquela que viria a ser a cidade da Gafanha da Nazaré, para Ílhavo e para a Região de Aveiro, no passado e no presente, perspetivando também o que poderá vir a ser no futuro.

Esta iniciativa de “Sentidos de Mar” abre as comemorações da Semana dos Arquivos (entre 11 e 15 de junho) do Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), merecendo destaque o facto do CDI incluir, entre outros arquivos de temática marítima, documentação do Porto de Aveiro desde 1755 até 1998, nomeadamente projetos, cartografia, atas, receita, despesa e correspondência, correspondendo administrativamente ao período entre as extintas Superintendência das Obras da Barra de Aveiro (1755 – 1838) à Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA) (1950 – 1998).

As inscrições para esta visita, que conta com o apoio da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., devem ser efetuadas através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e têm um custo de 10,00€, que inclui a visita guiada, transporte em autocarro e seguro com passagem por diversas áreas do Porto de Aveiro no Município de Ílhavo. Idade mínima recomendada: 12 anos.
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~