Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

92 navios de cruzeiro visitaram o Funchal no 1.º trimestre de 2019

Nos primeiros três meses de 2019, o Porto do Funchal recebeu 208 402 passageiros em trânsito, a larga maioria (92,1%) dos quais constituída por europeus. As nacionalidades predominantes foram a alemã (57,2% do total, +17,5% que em 2018), a britânica (20,5% do total, sendo a variação homóloga de -11,4%) e a espanhola (quota de 3,0%, +641,7% que no trimestre homólogo).

Note-se ainda que o número de norte-americanos que passou pelo Porto do Funchal no 1.º trimestre de 2019 aumentou 37,7% em termos homólogos, sendo o terceiro mercado mais importante neste segmento com 6 434 passageiros (3,1% do total).

No que respeita às linhas a operar nos portos da Região (Madeira-Porto Santo), o número de passageiros transportados no 1.º trimestre de 2019 foi de 68,9 mil (+20,1% que no mesmo período do ano anterior).

A variação do movimento de mercadorias nos portos da RAM no trimestre em referência foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período do ano passado (+6,6%), tendo-se movimentado no referido trimestre 278 106 toneladas. Para aquela variação contribuiu o aumento observado no descarregamento (+9,0%) de mercadorias, que mais que compensou o decréscimo no carregamento (-8,8%).

De janeiro a março de 2019, registou-se a entrada de 208 embarcações de recreio nas marinas da Região, representando um acréscimo de 23,1% em comparação com o período homólogo. Nestas embarcações contabilizaram-se 886 tripulantes.

fonte