Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa geriu sete mil toneladas de resíduos em 2018

O Porto de Lisboa divulga o balanço dos resíduos que geriu em 2018, quase sete mil toneladas, englobando a gestão de resíduos de navios e a limpeza urbana.
O Porto de Lisboa é responsável pela gestão dos resíduos produzidos pelos navios, garantindo o seu encaminhamento até destino final adequado, por operadores devidamente autorizados. Ao cais ou ao largo, são disponibilizados os meios portuários necessários para receção de resíduos, de modo a reduzir as descargas ilegais de resíduos no mar e incentivar a maximização da reciclagem.

Recorde-se que o Porto de Lisboa está situado num dos maiores e mais ricos estuários da Europa, no que respeita aos valores naturais e está abrangida por diversos estatutos de conservação da natureza:
• A nível nacional - como Área Protegida - Reserva Natural do Estuário do Tejo;
• A nível comunitário:
• Sítio da Rede Natura 2000
• Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo
• Pela ocorrência de Habitats a preservar no âmbito da Diretiva Habitats Sítio de Importância Comunitária
• E como local integrante da Rede de Reservas Biogenéticas do conselho da Europa;
• A nível internacional - como local integrado na Lista de Sítios da Convenção de RAMSAR relativa às Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como habitat de aves aquáticas.

Grande parte da área operacional portuária de Lisboa localiza-se na zona central da capital. A área de jurisdição portuária confina com os territórios de onze municípios, que circundam o estuário do Tejo: Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira.
A Administração do Porto de Lisboa adota uma atitude proativa de conciliação da sua atividade e dos seus projetos de desenvolvimento e expansão, com os interesses das populações vizinhas e da conservação da natureza, atuando ao nível estratégico.