Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MINISTRA DO MAR DEFENDE PORTO DE SINES COMO PEÇA-CHAVE PARA UMA NOVA ERA NA RELAÇÃO PORTUGAL-CHINA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta quarta-feira na Conferência “Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, que teve lugar no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.

A Conferência serviu para fazer uma retrospetiva da relação entre Portugal e China ao longo das últimas quatro décadas, mas também para perspetivar novas formas de cooperação entre os dois países, nomeadamente no âmbito do mega-projeto chinês Faixa e Rota (Belt and Road Initiative), que está a criar uma Nova Rota da Seda.

Ora, foi precisamente nas oportunidades de cooperação atuais e futuras que se centrou a intervenção de Ana Paula Vitorino nesta Conferência, defendendo mesmo que o Porto de Sines – nomeadamente o futuro terminal de contentores Vasco da Gama – poderá vir a ser um elemento chave na relação entre Portugal e China, inserindo o nosso país na Rota Marítima da Seda.

O futuro Terminal Vasco da Gama, cujo concurso público internacional será lançado em breve, tem despertado o interesse chinês, como se comprovou uma vez mais na passada sexta-feira quando o Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China, Lu Hau, fez questão de visitar o Porto de Sines para conhecer todos os detalhes do projeto e a sua futura localização, acompanhado por Ana Paula Vitorino. Há sensivelmente um ano, em junho de 2018, tinha sido a Ministra do Mar a deslocar-se a Xangai onde foi recebida na sede da COSCO Shipping e da SIPG - Shanghai International Port Group, dois dos maiores operadores de terminais portuários do mundo, para falar precisamente do futuro Terminal Vasco da Gama.

«Nesta fase de arranque da iniciativa Faixa e Rota, a maior parte do investimento tem sido concentrado no preenchimento do gap infraestrutural e logístico na conetividade comercial entre os países, na construção de estradas, ferrovia, produção e transporte de energia, e portos. Neste contexto, sendo Portugal e China países parceiros há vários séculos, é natural que o Portugal faça parte integrante da Nova Rota da Seda, na sua dimensão marítima», defendeu Ana Paula Vitorino, recordando que a nível portuário as empresas chinesas poderão encontrar outras oportunidades de investimento também em portos como Leixões – onde será construído um novo terminal de contentores – ou Lisboa.

A Ministra do Mar recordou ainda que «Portugal e China assinaram a 5 de dezembro de 2018 um memorando de entendimento visando a cooperação na Nova Rota da Seda, durante a visita a Portugal do Presidente Xi Jinping», e antes, em 3 de novembro de 2017, «Portugal e a China firmaram uma Parceria Azul já fazendo alusão às potencialidades de sinergia económica, científica, comercial e de inovação entre a economia do mar e a Nova Rota da Seda Marítima».