Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Fórum Oceano promove workshop sobre fileira do pescado

A Fórum Oceano organiza um workshop denominado «Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions» no dia 17 de Maio, no âmbito do projecto SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters e da programação do Dia Europeu do Mar de 2019, celebrado em Lisboa nos dias 16 e 17 de Maio.

De acordo com a associação promotora, “o workshop tem como objectivo discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adopção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional, podem responder aos desafios enfrentados pela fileira do pescado”.

Quanto ao SAFER, co-financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, “visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adpoção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional”, identificando “oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os atores ao longo de toda a cadeia de valor”, refere a Fórum Oceano.

Trata-se de um projecto promovido por um consórcio com 9 parceiros de 5 Estados-Membro (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido), orçado em 1,8 milhões de euros (75% dos quais financiados pelo FEDER) e uma duração de 36 meses, e que desenvolve uma rede transnacional de clusters marítimos europeus. Nesse sentido, os parceiros prevêem realizar “cinco acções piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico”, refere a Fórum Oceano.

fonte