Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Quatro navios de cruzeiro trazem a Ponta Delgada 13 mil visitantes

O primeiro sábado de maio deverá ficar registado como o dia com maior movimento de navios de cruzeiros e passageiros num porto açoriano, no presente ano. Para este dia estão programadas quatro escalas de navios de cruzeiros, que deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de 13 mil visitantes.

Os protagonistas de mais um dia de grande afluência à cidade de Ponta Delgada serão o Marella Discovery 2, aguardado já ao final da tarde de hoje, e o trio de navios da Norwegian Cruise Line - Norwegian Jade, Norwegian Star e Norwegian Epic. O quatro paquetes estão a realizar as habituais viagens de reposicionamento entre o continente americano e o europeu. O navio da Marella Cruises partiu da Jamaica com destino final a Palma de Maiorca, o Norwegian Jade largou de Nova York rumo a Civitavecchia, o Norwegian Star efetua a ligação entre Miami e Tarragona e o Norwegian Epic liga Port Canaveral a Barcelona.

Ao longo dos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes os dias com vários navios em simultâneo no Porto de Ponta Delgada. Dois paquetes é algo que se tornou habitual, não raras vezes três, e a partir de 2017 passamos a ter quatro e até cinco navios de cruzeiro. Com base nestes pressupostos, o que perspetivamos para amanhã não é propriamente uma novidade, inédito é o facto de uma companhia de cruzeiros programar a escala conjunta de três navios num porto açoriano. No passado, registamos várias duplas escalas, por exemplo com a Princess Cruises, Celebrity Cruises, Hapag Lloyd ou mais remotamente com a Cosulich Line e os seus emblemáticos Saturnia e Vulcania, pelo que três é, de facto, algo digno de destaque.

Neste contexto, não podíamos deixar de salientar que o Marella Discovery 2 mais uma vez marca presença em dias importantes para o turismo de cruzeiros desta Região. Assim foi no dia 23 de abril de 2018, quando integrou a memorável parada naval de cinco navios de cruzeiro que visitou Ponta Delgada num só dia, e assim se espera que neste 4 de maio testemunhe a inédita presença de três paquetes da Norwegian Cruise Line num porto português. É sabido que no porto de Miami isso acontece com frequência, no entanto ficamos na expetativa em confirmar se a Norwegian Cruise Line alguma vez o fez num porto europeu.
Estes momentos, indissociáveis da evolução que o turismo de cruzeiros tem vindo a conhecer no arquipélago, traduzem a confiança que as grandes cruise lines da atualidade depositam no trabalho que é desenvolvido na Região. O concretizar de mais este feito, contribui, inequivocamente, para o consolidar da notoriedade que o nome Açores tem vindo a estabelecer naquele segmento de turismo.