Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ENTRE 28 DE ABRIL E 4 DE MAIO

PORTOS AÇORIANOS RECEBEM 45 MIL VISITANTES

Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, a Portos dos Açores S.A. prevê que se realizem 23 escalas, escalas essas que devem movimentar cerca 32 mil passageiros e perto de 13 mil tripulantes.
Neste curto espaço de sete dias, particular destaque para os últimos dias de abril e ainda para os dias 3 e 4 de maio.

No dia 29 estão previstas sete escalas, sendo que o Nieuw Statendam, Celebrity Reflection e Oriana marcam presença em Ponta Delgada, Bremen nas Lajes do Pico e depois na Horta, Azamara Journey também na Horta e Zuiderdam na Praia da Vitória. Estimamos que estas escalas representem, num só dia, mais de 14 mil visitantes no arquipélago.

No dia seguinte, Ponta Delgada, além do overnight do Celebrity Reflection, aguarda as visitas do Azamara Journey e ainda do Vision of the Seas, num peculiar encontro nestas paragens das três principais operadoras - Azamara Cruise Club, Celebrity Cruises e Royal Caribbean - que compõem um dos maiores armadores da atualidade, a Royal Caribbean Cruises Ltd. Ainda neste dia 30, o Oriana visita a ilha Terceira e o expedicionário Bremen ruma à ilha Graciosa, num total de cinco escalas e mais de seis mil visitantes.

Nos primeiros dois dias de maio ocorrem outras tantas visitas e ao início do terceiro dia mais duas escalas em Ponta Delgada, desta feita com os navios Le Bóreal e Serenade of the Seas. Na Horta, vamos assistir ao regresso do Marella Discovery II. Estamos a prever mais de três mil visitantes em Ponta Delgada e cerca de 2500 na Horta.

No dia 4 de maio, tudo se conjuga para mais um facto inédito nos nossos portos. O Porto de Ponta Delgada tem prevista a escala simultânea de três navios da Norwegian Cruise Lines, com o Norwegian Jade, Norwegian Star e Norwegian Epic a ser os protagonistas de um momento ímpar não só em portos açorianos como em nacionais e, quiçá, até europeus. Também neste dia, o Marella Discovery II atraca no porto comercial da cidade micaelense. A bordo destes quatro paquetes, estimamos mais de 13 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes.

Realce final para três estreias, a do Nieuw Statendam a 28 de abril na ilha Terceira e no dia 29 em Ponta Delgada, dia e local que também vai assinalar a escala inaugural do Celebrity Reflection. Zuiderdam, na Praia da Vitória, completa o lote de escalas inaugurais nesta semana.

Apesar dos holofotes estarem centrados nos grandes navios que nos visitam e nos dias com vários navios em porto, não poderíamos deixar de salientar a relevância do cruzeiro que o navio Bremen inicia a 28 de abril na cidade de Ponta Delgada, em mais um importante périplo que privilegia cinco ilhas dos Açores. Trata-se de uma operação turnaround com 76 passageiros a desembarcar da viagem que agora termina e embarque de 108 pessoas que aqui se deslocaram para iniciar um novo cruzeiro, que depois de visitar o Pico, Faial, Graciosa e Terceira, ruma ao norte da Europa e termina em Hamburgo.