Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Uma Faixa, Uma Rota
Pequim «profundamente» agradecida a Portugal por aderir ao seu projecto
A China afirmou esta terça-feira "apreciar profundamente" a participação de Portugal na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota', apontando a localização estratégica do país, um dos primeiros da Europa ocidental a aderirem à visão internacional de Pequim.
Num comunicado enviado à agência Lusa, nas vésperas de o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa iniciar uma visita de Estado ao país, o Governo chinês enaltece a adesão "ativa" e a "atenção" de Lisboa ao seu plano.
Descrito pelo Presidente chinês, Xi Jinping, como o "projeto do século", aquele gigantesco plano de infraestruturas foi já incluído na Constituição chinesa, materializando a nova vocação internacionalista de Pequim.
Uma malha ferroviária e autoestradas ligarão a região oeste da China à Europa e Oceano Índico, cruzando Rússia e Ásia Central, enquanto uma rede de portos em África e no Mediterrâneo reforçarão as ligações marítimas das prósperas cidades do litoral chinês.
Pelo caminho, serão erguidos aeroportos, centrais elétricas e zonas de comércio livre, redesenhando o mapa da economia mundial e anunciando uma "nova era", na qual a China ocupará o centro da ordem mundial.
No comunicado, Pequim realça a posição "muito relevante" de Portugal no extremo oeste da Eurásia, insinuando uma coordenação com Lisboa, que quer a inclusão de uma rota atlântica no projeto chinês, permitindo ao porto de Sines conectar as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico e beneficiar assim do alargamento do canal do Panamá.
"A assinatura de um memorando de entendimento com Portugal no âmbito da 'Uma Faixa, Uma Rota' estabeleceu uma fundação sólida para o desenvolvimento da iniciativa", nota.
Lembrando que a visita do Presidente da China, Xi Jinping, a Lisboa, em dezembro passado, "elevou as relações para um novo patamar", as autoridades chinesas consideram que Portugal "constitui um exemplo positivo" para a cooperação entre a China e a Europa.
"Portugal é dos primeiros países da Europa ocidental a assinar um documento de cooperação no quadro da iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'", realça.