Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTOS COM A MAIOR FATIA
Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões até 2023
O Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões de euros em transportes e infra-estruturas até 2023, com os portos e a ferrovia a serem os mais beneficiados pelo programa. A área com maior investimento previsto é a portuária, que, entre 2018 e 2023, deverá receber 6.109 milhões de euros.
Numa nota de rodapé, o Governo salienta que os montantes correspondem ao valor base do concurso ou ao contrato de execução e que «o investimento da rede de portos comerciais do continente recorre a financiamento público, através das administrações portuárias, mas não releva para a conta das Administrações Públicas, porque as entidades não se encontram dentro do perímetro orçamental».
Depois do sector portuário, destaca-se a ferrovia, que vê alocados cerca de 1 370 milhões de euros, entre 2018 e 2023, «já em execução ou com candidatura europeia aprovada«, de acordo com o Programa de Estabilidade.
A nota ressalva «o investimento na ligação internacional Sul, num total de 430 milhões de euros», a aposta no corredor internacional Norte, com um investimento de 621 milhões de euros, e os projectos do corredor Norte-Sul, avaliados em 321 milhões de euros, «com financiamento aprovado por fundos europeus, onde se destaca a electrificação da linha do Minho».