Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ENCONTRO «NTERMODALIDADE: NOVOS CONCEITOS, NOVOS OBJETIVOS, NOVAS OPORTUNIDADES»

Porto de Aveiro, plataforma logística intermodal de referência para o mercado

Realizou-se no dia 4 de Abril, em Salamanca, um Encontro subordinado ao tema “Intermodalidade novos conceitos, novos objetivos, novas oportunidades”, organizado pelo Ayuntamento de Salamanca, ao abrigo do projeto Cidades Cencyl, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha- Portugal 2020.

O Porto de Aveiro esteve presente no referido Encontro, com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração, Olinto Ravara, no seu Acto de Abertura. Nesta, o Presidente da APA teve a oportunidade de realçar o facto de o Porto de Aveiro ser hoje, já, uma plataforma logística intermodal de referência para o mercado, dotado de infraestruturas que não só asseguram um interface mar-terra competitivo, mas sobretudo pelo facto dos terminais disporem de ligações ferroviárias que permitem a conexão marítimo-ferroviária eficiente dos fluxos de mercadorias. Aliás, a exemplo disso, para além dos nacionais, é o facto de no momento sair diariamente do Porto de Aveiro um comboio para Salamanca.

Sendo hoje os serviços logísticos e intermodais de qualidade, o porto possui importantes desafios para o seu crescimento. Estes são a melhoria da sua acessibilidade marítima com vista a ficar acessível a navios de maior dimensão e a construção de um terminal ferroviário na Zona de Actividades Logísticas e Indústrias.

Este último é particularmente importante para o reforço da eficiência dos serviços ferroviários oferecidos pelo porto, na medida em que irá permitir aumentar o comprimento das composições que hoje são comportadas pelas suas infraestruturas. Pretende-se que a nova infraestrutura ferroviária permita, progressivamente, a realização de composições ferroviárias até 750m, para assim se aportar maior valor ao cliente.

Ressalta-se ainda que, para o reforço da intermodalidade, importa substituir a ligação ferroviária existente, Linha da Beira Alta, hoje objeto de melhorias, por um novo corredor ferroviário. Pois, sem prejuízo das melhorias que se estão a realizar, esta continua a ser uma infraestrutura incompatível com o nível de serviço definido pela Comissão Europeia e exigido pelo mercado. A construção de um novo traçado é essencial para a competitividade das empresas da regiões Norte e Centro de Portugal, sem o qual existirão poucas condições para potenciar o aumento da quota de mercado da intermodalidade marítimo-ferroviária.

A terminar, foi ressaltado que o Porto de Aveiro foi o porto português que mais cresceu em 2018, com uma taxa de 10,2% face ao ano de 2017, esperando continuar a crescer no futuro em consequência da conclusão dos investimentos em curso, bem como dos programados na sua estratégia.
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~