Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa na vanguarda tecnológica

O grupo de tecnológico Wärtsilä acaba de completou com sucesso a formação de pessoal e instalação operacional da sua solução de controlo de tráfego marítimo Vessel Traffic Service (VTS) no Porto de Lisboa. Este novo sistema, implementado entre julho de 2018 e janeiro de 2019, aumenta a eficiência operacional do porto e a segurança marítima, reduzindo ainda o tempo de espera para as embarcações e permitindo a pilotagem just-in-time. A solução agora disponível no Porto de Lisboa foi desenvolvida e fornecida pela Transas, pertencente ao grupo Wärtsilä.

O projeto incluiu a instalação de novos sensores, integração de vários radares, Sistema de Identificação Automática (AIS), cameras dia/noite, Radio Direction Finders (RDF), VHF, Subsistemas Navtex, sensores climáticos e marítimos, bem como, a possibilidade de partilha de dados entre o centro de controlo e os pilotos da barra por meio da aplicação Pilot Pro - Pilot Pro.

O Porto de Lisboa torna-se assim num dos principais portos da península ibérica a possuir esta avançada tecnologia, que segundo Rui Barata (Chefe do Departamento de Piloto e VTS - APL SA), “beneficiará as nossas operações e a segurança da navegação de muitas formas”.