Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IPMA instala estação meteorológica automática a bordo de navio da Transinsular

O navio ‘Monte Brasil’, do armador português Transinsular, do Grupo ETE, foi palco da implementação operacional, por parte de uma equipa de meteorologistas do IPMA e de técnicos especializados, da mais recente versão de estações meteorológicas automáticas europeias, EUropean Common Automatic Weather Station.

Integrado no programa Voluntary Observing Ship (VOS) scheme do grupo EUMETNET Surface Marine Programme (E-SURFMAR), este desenvolvimento coloca em acção um sistema de observação meteorológica no mar que permite, segundo adiantou o IPMA, «a aquisição horária de dados meteorológicos e oceanográficos nas áreas de mar entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e, a sua disseminação automática, por meio do Global Telecommunication System, a toda a comunidade meteorológica e oceanográfica».

Tal promove «a optimização da previsão meteorológica geral e a monitorização do clima marítimo à escala europeia», explicou o IPMA. Este sistema de observação meteorológica será muito em breve ampliado, através da aquisição e instalação de novas estações meteorológicas e equipamentos oceanográficos de registo automático a bordo dos navios de comerciais – Projecto OBSERVA.PT – assegurando as actividades de investigação, operacionais e de monitorização a longo prazo em oceano aberto.
Primeira estação meteorológica automática europeia instalada a bordo de navio da Transinsular

Ao divulgar a notícia, a Transinsular enquadrou a colaboração com o IPMA no cumprimento do seu objectivo «de promoção da Ciência e Tecnologia e numa tradição de colaboração com Instituições de Investigação científica». No âmbito do Programa de Observação Meteorológica no Mar, frisou a Transinsular «foi instalada, a bordo do nosso Monte Brasil, a Primeira Estação Meteorológica Automática Europeia».

fonte