Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Bancas: mais e maiores navios procuram os serviços oferecidos pelo Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa continua a dar mostras do seu processo de crescimento no segmento do abastecimento de combustível a embarcações. Este dinamismo nas bancas, recordamos, vem-se exponenciando desde o ano de 2012.

«Por certo não terá passado despercebido a quem circula pela zona de Belém, diversos navios ancorados, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática, no fundeadouro central do Porto de Lisboa», enfatizou a APL nas redes sociais, assim ilustrando o sucesso no segmento.

«Os navios entrados em porto exclusivamente para bancas têm crescido, não só em número, como também em comprimento e Gross Tonnage [arqueação bruta]», informou o Porto de Lisboa, indicando que os navios de maior porte, provenientes das grandes rotas entre a América do Norte e a Europa e a Europa do Norte e a Europa do Sul e África, optam cada vez mais «pelas condições naturais e incentivos comerciais do Porto de Lisboa, porto de abrigo (24 horas x 365 dias) para este tipo de escalas técnicas».

Recorde-se que em finais de Novembro do ano transacto, a Revista Cargo deu destaque a outro ponto alto no que se refere a bancas no porto lisboeta: o navio tanque de gás liquefeito intitulado ‘Stena Blue Sky’, agenciado pela Navex, procurou o porto da capital para o abastecimento de combustível ao largo (bancas).

À data, a APL reagiu, declarando que «a estratégia do Porto de Lisboa no aumento de escalas de navios para o fornecimento de exclusivo de bancas tem registado uma evolução bastante positiva nos últimos anos».

fonte